A
maneira da maioria dos pais educarem seus filhos é utilizando a forma
que aprenderam com seus pais e avós: utilizando críticas negativas,
comentários humilhantes e, até, ofensivos. Mas a neurociência, em suas
pesquisas mais recentes, vem demonstrando que é justamente o contrário
que funciona na hora de educar e ensinar as crianças. Na faixa dos 8-9
anos, a criança aprende com elogios, não conseguindo tirar proveito de
críticas negativas. Isto porque até os 10 anos de idade a criança não
tem plenamente desenvolvido o lobo frontal do cérebro. Em função disso, a
criança se expõe a situações de risco, porque é o lobo frontal que
gerencia a capacidade de avaliar as consequências das ações. É somente a
partir dos 11 anos que a criança se torna capaz de aprender com seus
próprios erros, tornando-se mais sensível a críticas negativas, no
sentido de poder aproveitá-las na incorporação do conhecimento. Em
termos emocionais, o elogio sempre funciona muito melhor se você quer
que a pessoa aprenda e incorpore um novo conhecimento ou padrão de
comportamento. Se os pais querem que a criança se comporte de
determinada maneira, o caminho melhor é ganhá-la pelo elogio e reforço
positivo. Dureza no lidar, rispidez no falar e falta de afeto não ajudam
na hora de educar filhos e moldar comportamentos. Aliás, já diz o
antigo provérbio popular que a gente “atrai mosca com mel”.
Fonte:www.saudepsicologica.com
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