quinta-feira, fevereiro 07, 2013

A melhor educação é: Bom exemplo

 
Educação de filhos é algo complexo, que os pais vão aprendendo conforme vão passando das fraldas para o andador, velocípede, skate... Como dizem por aí: “filho não vem com manual”. Mas sempre é possível adotar algumas ideias-guia, que vão lhe ajudar ao longo do caminho.

Uma coisa super importante ao lidar com os filhos, não importa a idade, é ter coerência. Criança, ao contrário do que muitos acreditam, é muito sensível, esperta e percebe as incoerências dos adultos. Não adianta falar para a criança que não se deve, por exemplo, jogar papel no chão, ou falar palavrão, se ela vê o pai ou a mãe fazendo justamente o contrário. O comportamento dos pais com coerência, as atitudes no dia-a-dia vão ser mais educativas para a criança do que as meras palavras. Criança imita o que vê. Imagens são mais fortes do que palavras. Se você quer educar bem seu filho, seja coerente em suas palavras e seu comportamento. Se você promete algo, cumpra-o. Se você diz para o seu filho “isso não é bom”, ou “eu acredito naquilo”, aja do mesmo jeito. Há um pequeno filme que ilustra bem o que estou falando:
http://www.youtube.com/watch?v=ShIXDzJJaWw

Se você tem filhos ainda pequenos e quer ter um bom relacionamento com eles quando já estiverem na adolescência ou juventude, procure, agora, estabelecer uma relação de confiança, de respeito, de coerência, de atenção. Se você quer que eles o ouçam quando adolescentes, é preciso que você construa a base na tenra infância.   
É sempre possível, também, aprender com seu próprio filho. Em determinadas situações, o caminho melhor a seguir é ter humildade suficiente e ouvir a criança, ou o adolescente. Seu filho pode mostrar para você aquilo que ele está precisando no momento. Dialogue, escute, troque ideias. É assim que se constrói uma relação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário