sábado, agosto 06, 2011

Como funciona a Central de Regulação nos municípios

Depois de vivenciar e constatar como funciona as marcações de consultas e exames complementares em nosso município, nosso estado, resolvi explicar pra pessoas que como eu não entendia a dinâmica do trabalho da central de regulação.




CENTRAL DE REGULAÇÃO
ESTADUAL DO SUS

O MÓDULO AMBULATORIAL DE AGENDAMENTO está implantado nas Secretarias Municipais de todo o Ceará. O paciente após atendimento médico procura a unidade de marcação de seu município com a GUIA DE SOLICITAÇÃO DE PROCEDIMENTO AMBULATORIAL ESPECIALIZADO.
A solicitação é inserida no Sistema UNISUS e o atendimento é marcado escolhendo uma cota específica (ou seja, um horário de atendimento) dentre os horários e profissionais disponíveis, gerando um BOLETO DE MARCAÇÃO. Este Boleto é entregue ao paciente contendo o estabelecimento, profissional e horário do atendimento, aprazado com o mínimo de 3 e máximo de 25 dias de antecedência.
  • Quando não existem cotas disponíveis, no municípío, para o procedimento a solicitação é encaminhado para a FILA DE ESPERA AMBULATORIAL, que é visualizada pela Micro e Macrorregião correspondente, no nosso caso, Crateús e Sobral  
  • A Central Microrregional avalia a solicitação e realiza o agendamento para Unidade de Referência da própria Micro, com ou sem PPI, (Programação Pactuada e Integrada)ou encaminha para a Central Macrorregional.
  • Na Centrais Macroregionais, os médicos reguladores é responsável por regular a solicitação que está na fila para que ela possa ser agendada pelos vídeofonistas, observando a disponibilidade de horários de atendimento e concordância com a PPI (Programação Pactuada e Integrada). As solicitações sem PPI são avaliadas pela Coordenadora e havendo disponibilidade de oferta realiza o agendamento.
  • A UNIDADE DE REFERÊNCIA visualiza o agendamento através do MÓDULO WEB EXECUTOR, com o mínimo de 3 dias de antecedência. E após o atendimento do paciente a UNIDADE DE REFERÊNCIA informa a realização do atendimento através da internet, neste mesmo módulo.
  • E em seguida entramos em contato com a ESF para que o paciente seja orientado sobre o dia e hora de seu atendimento.
Espero de certa forma ter contribuido para o entendimento e compreensão de nossos usuários, que esperam ser atendidos de pronto atendimento ignorando as nossas limitações diante o sistema.

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