quarta-feira, maio 18, 2011

Saúde da Mulher

    A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas.
...Alerto, porém, que nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista. Ainda que o artigo encontrado pareça perfeito para você, não adote nenhum tratamento sem consultar seu médico. Cada pessoa tem sua história e suas características. Só seu médico pode dizer quanto eles podem reagir com qualquer medida que você adotar.
 
Hoje resolvi falar sobre Irregularidades Menstruais 
 
Uma das queixas mais comuns em consultas ginecológicas são de problemas relacionados à menstruação.
.....Que problemas são estes? O que deve ser tratado? O que é considerado normal?
.....A partir da primeira menstruação, menarca como chamamos, podem existir alterações nos padrões do ciclo menstrual normal.
.....Até 2 a 2,5 anos depois da primeira menstruação podem ocorrer alterações por imaturidade da glândula que regula a liberação de hormônios que faz menstruar.
.....Pode-se menstruar 02 a 03 vezes ao mês ou ficar mais de 02 meses sem menstruar. Tudo isso até 2,5 anos depois da primeira menstruação.
.....A partir daí já é para se ter um ciclo regular, ou seja, um intervalo de 22 a 35 dias do primeiro dia da menstruação ao primeiro dia da próxima menstruação.
.....Um exemplo para entender: se você menstruou dia 01/01, depois 05/02 e 28/02 considera-se que sua menstruação está normal.
.....Quando se entra no climatério novamente ocorre uma alteração natural no ciclo menstrual: ou encurtando os ciclos ou aumentando os mesmos.
.....Essas alterações descritas são consideradas dentro de um limite de normalidade.
.....Deve-se fazer o exame ginecológico para se excluir doenças do trato genital que ocasionam alterações na menstruação como por exemplo "feridas" do colo do útero, que podem sangrar e ser erroneamente confundidas com a menstruação.
.....Problemas que podem alterar a menstruação são listados abaixo com seus sintomas mais comuns:
.....- Ovários micropolicisticos: São pequenos cistos no ovário que alteram os hormônios, e consequentemente a menstruação. Pode-se ficar muito tempo sem menstruar, com um aumento de peso, pêlos e acne. Pode também menstruar com intervalo menor que 22 dias.
.....- Cisto no ovário: Neste caso existe um cisto grande em um ovário podendo causar dor ou não. As alterações na menstruação ocorrem, mas é raro vir acompanhado de acne e aumento de pêlos.
.....- Miomas: São tumores benignos do útero, antigamente conhecidos também como quistos. Em pacientes pré dispostas pode levar à um aumento do fluxo menstrual e cólicas. Algumas mulheres têm miomas, mas não desenvolvem nenhum tipo de sintomas.
.....- Alterações hormonais: alguns hormônios podem alterar também o ciclo menstrual como por exemplo os da tireóide.
.....- Uso de medicações: algumas medicações podem alterar a
menstruação como por exemplo antidepressivos.
.....- Cirurgias: laqueaduras, cirurgias em ovários podem alterar a menstruação.
.....É muito importante sempre anotar os dias da menstruação e sempre detalhar todos os sintomas a seu médico. 

Dra. Maria Beatriz Piraí de Oliveira é Médica Ginecologista e Obstetra. Este seu artigo foi publicado no Saúde na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário