domingo, janeiro 09, 2011

Dicas Domésticas

Dicas existem para facilitar nossa vida. Às vezes perdemos horas, dias, meses, materiais diversos, oportunidades e tanto mais que se possa pensar, unicamente porque não tivemos uma boa dica que alguém sabia e não contou.

Todos nós aprendemos, através da experiência, coisas que facilitam a vida, reduzem riscos, aceleram processos, enfim, todos nós temos nossa própria maneira de resolver satisfatoriamente alguma tarefa, e muitas das vezes essa forma é inédita. Algo que para nós parece corriqueiro, simples e banal, para outro pode representar um “engarrafamento cerebral” tão denso que acaba inviabilizando a realização de algo – e uma boa dica é uma solução.

BELEZA

RECEITA PARA CLAREAR OS COTOVELOS – Misture azeite de oliva extra virgem e bicarbonato de sódio até formar uma pasta grossa. Deixe 5 minutinhos e depois lave bem. Após retirar, passe um creme hidratante. Faça isso uma a duas vezes por semana.

CABELOS FRACOS – Prepare uma loção com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, 2 colheres de sopa de mel puro e 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem. Passe nos cabelos e cubra com toalha quente ou gorro térmico. Faça a aplicação 1 vez por semana e já na primeira aplicação verá como o cabelo fica brilhoso e macio. Com o tempo, o azeite que penetra pelos pólos capilares atuará fortificando os cabelos. Só para lembrar: azeite é um alimento funcional, além de ser bom para a saúde também é nutritivo. Tem várias propriedades benéficas para a saúde – protege o coração, regulariza o intestino, retarda o envelhecimento, e é poderoso para manter a pele saudável. Amacia a pele, cabelos, reduz o colesterol ruim, eleva o bom colesterol, e é rico em óleos graxos poliinsaturados reduzindo os radicais livres – entre muitas outras propriedades medicinais. Para que a sua pele fique iluminada, passe um tiquinho de azeite de oliva extra virgem no corpo e use e abuse dele na comida. Mas, atenção: o limite de validade do azeite é de 1 ano e meio, nada além disso.

O azeite de oliva extra virgem, de boa qualidade, faz milagres – depois indico novas receitas de beleza.

PÉS e MÃOS ENCARDIDOS – Limão, esfregue pedaços de limão nos pés, mãos e unhas – ficarão absolutamente limpos, uma beleza! Mas não vá para o sol depois, enxágüe bem para tirar tudo, porque o sol poderá manchar sua pele.

QUEDA DE CABELOS – Não conheço nada melhor para estancar rapidamente a queda de cabelos do que uma ampola de Vitamina A (aquelas de injeção) aplicada diretamente nos cabelos. Quebre a ampola, espalhe na palma da mão e faça uma delicada massagem no couro cabeludo. O melhor é fazer isso à noite, antes de dormir, para que a vitamina fique agindo nos folículos capilares até o dia seguinte. Na primeira semana aplique duas vezes (1 ampola a cada vez) depois aplique 1 vez por semana até parar a queda. Dizem os especialistas que todos nós temos uma queda diária (e normal) de até 100 fios/dia. Eu nunca contei!…

Se a queda não diminuir significativamente na primeira ou segunda aplicação, vá ao médico. Várias perturbações de saúde podem causar uma queda de cabelos, inclusive stress. Causa comum está associada aos nossos hormônios. Não descuide da sua saúde, a vitamina A pode reduzir a queda de cabelos, mas poderá atuar apenas como paliativo, é necessário combater a verdadeira causa.

RUGAS DE EXPRESSÃO Estão aparecendo duas rugas entre suas sobrancelhas? Tem solução. Apenas “suje” a ponta do dedo indicador em azeite virgem e massageie o local, delicadamente – de baixo para cima e do centro para os lados. Seja persistente, faça isso todos os dias quando ficar em casa porque, nesse lugar, a pele vai ficar um pouco oleosa, mas é isso que amacia a pele, combate e evita as rugas.

COZINHA

PANOS DE PRATO – Para deixar o pano de prato bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela com um pouco de detergente de cozinha. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.

PIREX COM GORDURA – Quando utilizamos um pirex com massas que vão ao forno, é comum grudar uma gordurinha resistente à lavagem. Não se esforce muito, coloque água que cubra as manchas e adicione um pouco de vinagre. Deixe descansando por algum tempo, tudo sai com muita facilidade, algumas saem até sozinhas.

O mesmo procedimento poderá ser adotado com panelas e peças do fogão. Deixe de molho de um dia para outro e verá como fica fácil limpar, ficam brilhando!

ROUPA

PARA TIRAR MANCHAS DE:
BATOM – Coloque um pouco de vaselina sobre a mancha, lavando em seguida com água e sabão.
CAFÉ - Esfregue uma pedra de gelo sobre o local e depois enxugue com uma toalha branca.
CHICLETE - Esfregue um pedaço de gelo sobre a mancha até que o chiclete se desprenda.
TINTA DE CANETAS - Use água morna, suco de limão e leite cru.
VINHO TINTO - Mergulhe a peça numa vasilha com leite, ferva e deixe de molho até que a mancha desapareça.

NOVO MAIS BRANCO – Acabamos esquecendo que existe anil. Um tiquinho não deixa a roupa azulada, funciona.

NOVOCOM JEITO DE ROUPA SAÍDA DA LOJA – Para passar roupas brancas ou de cores claras e deixá-las com cara de primeiro uso, experimente misturar uma colher de sopa de Maizena em uns 4 dedos de álcool. Essa mistura dá para passar umas 3 blusas ou camisas. Quando for dar a última repassada na roupa, na última passada do ferro, borrife a mistura na roupa com um borrifador. Se der umas manchinhas pequenas não se assuste: é só passar uma toalhinha branca, limpa, ou com a mão mesmo, as manchinhas desaparecem, é apenas excesso. Em todo caso, evite borrifar deixando essas manchinhas que na hora dão susto na gente, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário