sexta-feira, junho 11, 2010

Como recuperar a Autoestima e Autoconfiança perdidas

Tem dias em que nos sentimos desanimados, mas cansados que o habitual, tomados por uma falta momentânea de alegria, coragem e energia. Esses momentos são comuns na trajetória de todos nós, afinal, a vida é feita de altos e baixos e nem todos os dias estamos dispostos a construir castelos no ar.
O problema surge quando essa tristeza ou esse tédio em uma razão mais profunda, relacionada à maneira como enxergamos a nós mesmos e ao sentido que estamos dando à nossa vida. A esta altura você já deve ter percebido sobre autoestima.
Quando dizemos que, estimamos uma pessoa, significa que temos a feição, respeito e admiração por ela. Autoestima é ter esse sentimento por si mesmo. Portanto, uma pessoa que tem baixa autoestima é alguém que se deprecia, não se respeita e nem se valoriza. Por não acreditar no prórpio potencial, também não possui autoconfiança e acaba se escondendo da vida, achando que não é capaz. Quando não gostamos de alguém, normalmente não fazemos nada por essa pessoa; se não gostamos de nós mesmos, agimos da mesma forma conosco. Às vezes, fazendo algo ainda pior: nos transformamos em nosso pior inimigo.
NA ESCURIDÃO, É PRECISO ACENDER A LUZ
Diante de tantos sintomas negativos, a psicologia fala em depressão, um problema tão grande nos dias de hoje. Do ponto de vista da espiritualidade, usamos o termo prostração. Diferença à parte, é importante entendermos que não existe uma única resposta - A ciência ajuda a fé, a fé ajuda a ciência.
Para alcançar a cura, é necessário contar com a colaboração de várias mãos. Nós esperamos, às vezes, a intervenção de Deus de forma muito direta e nos esquecemos de que Ele se vale e sempre se valeu, daquilo que nos revela. A medicina por exemplo é uma das formas da intervenção de Deus. Mas isso não significa que Ele, também não possa agir de forma imediata. Com base nessa verdade São Paulo diz: "Somos escolhidos e adotados por Deus, porque Ele nos ama" (Éf 1,4-5). Em outras palavras, somos justificados e declarados retos aos olhos de Deus, porque ele nos ama.
É preciso que a pessoa tenha maturidade afetiva, consiga absorver conselhos e os coloque em prática. É preciso lembrar que mais importante que qualquer ajuda externa é a motivação interior por meio da fé, que renova as esperanças, transforma defeitos em virtudes e permite superar limites para levar uma vida repleta de graça. Somente o amor de Jesus a tudo suporta, a tudo preenche e a tudo cura, incluindo as lembranças negativas. No seu amor, nos sentimos seguros, confiantes, amados e fortalecidos para não recuar diante dos obstáculos e avançar. Esse amor da entrega total foi provado na cruz e está presente em cada um de nós.



Trechos do Livro do Pe. Reginaldo Manzotti 

3 comentários:

  1. e bom poder ler palavras q confortam o que estamos sentindo,principalmente quando se fala de deus

    ResponderExcluir
  2. na verdade não e o douglas q postou e sim adrina,alguem q busca incanssavelmente a recuperação da alta estima e do amor propio

    ResponderExcluir
  3. Noossa ! Amei esse texto ! Obrigada, me ajudou muito !

    ResponderExcluir