quinta-feira, maio 20, 2010

Brincar faz bem à saúde!

Entenda a importância da brincadeira na vida de seu filho!

O que vivemos hoje em nossa sociedade é uma completa transformação do modo de se viver em família. Com isso, as relações entre pais e filhos mudaram. A sociedade mudou. E essas mudanças influenciam, de forma direta, na educação de nossos filhos.
Um exemplo conhecido é aquele que, quanto mais atividades a criança abranger (inglês, natação, entre outras), melhor será para a sua formação. Porém, é importante lembrar que toda criança precisa de tempo livre para brincar. "Brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde".

Através da brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, afinar a afetividade e, por que não, lidar com as frustrações. É justamente por causa da importância dessa atividade para a criança que um elemento especial precisa merecer a atenção dos pais: o brinquedo.

Os pais, muitas vezes, para agradar, acreditam que a quantidade de brinquedo é a melhor forma de suprir a necessidade de seus filhos. O mais importante, no entanto, é que exista um espaço e o respeito de deixar a criança brincar livremente. Lembrar de uma brincadeira da infância e propor ao seu filho também é uma alternativa muito interessante e deve ser feita com total espontaneidade. O prazer de brincar, de ensinar uma nova brincadeira, deve acontecer naturalmente, senão torna-se mecânico e não existe continuidade.

Bater um bolo, por exemplo, pode se tornar uma gostosa e divertida brincadeira entre pais e filhos e é importante que a criança sinta que a situação é divertida para os dois. Assim, percebe-se claramente que as velhas e boas brincadeiras são passadas intuitivamente de geração para geração. Por esse motivo, jogar bola, empinar pipa, ou mesmo brincar de boneca são situações corriqueiras para as crianças de hoje. A proposta é simples e gostosa; a possibilidade dos pais viverem seu lado criança com seus filhos. Experimente, não há nada melhor.
 
Ele brinca demais!

Brincar nunca é demais. Brincadeiras saudáveis podem durar por tempo indeterminado. Enquanto uma criança brinca ou faz esportes, seu corpo libera endorfinas, substâncias que trazem sensação de bem-estar. Além disso, muitas brincadeiras - principalmente as em grupo - colocam a criança em movimento, o que é muito saudável.

Vamos brincar do que?

Os brinquedos eletrônicos de alta tecnologia e os últimos lançamentos do mercado são legais, mas não são essenciais na nossa teoria do brincar. Jogos como quebra-cabeça, memória, dama, dominó, blocos de montar, entre outros são muito indicados, pois estimulam o raciocínio da criança. Bola, bicicleta, patins e brincadeiras como esconde-esconde e pega-pega também vão muito bem. Crianças pequenas devem ter brinquedos que possam empurrar ou puxar, para estimular a função motora. O dr. Posternak lembra: “As coisas com as quais eles brincam hoje pode determinar o que eles serão amanhã. Uma criança que não brinca, não se desenvolve como deveria e pode enfrentar dificuldades no aprendizado e na vida social futuramente”.

Brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos, e é através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo
Em suma, é importante brincar: sozinho, com amigos, com irmãos, com bolas, livros ou barbies. Não e preciso gastar muito dinheiro nem puxar demasiado pela imaginação para garantir aos seus filhos horas de divertimento puro. E não se esqueça que, ao brincar, eles também estão a aprender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário