quarta-feira, abril 07, 2010

O LAR COMO A PRIMEIRA ESCOLA DE NOSSOS FILHOS

O primeiro a ensinar, deve ser o primeiro a viver uma vida que Deus aprova. Se os desígnios de Deus não estiverem em nosso coração, como pais, jamais alcançarão o coração de nossos filhos
Nosso exemplo dentro do lar, falarão mais aos nossos filhos, do que aulas e mais aulas ministradas por professores na escola.
O objetivo de cada pai e de cada mãe é alcançar para seu filho um caráter equilibrado e simétrico. Essa é uma obra que requer ardoroso pensamento e oração, com muita paciência e perseverança. “Deve-se por um fundamento correto, construir uma armação firme e forte, prosseguindo dia após dia, na obra de edificar,aprimorar e aperfeiçoar.
Um estudo sobre o tempo gasto dentro do lar tem mostrado que nossos filhos passam de 6 a 8 horas a frente da televisão ou de um computador, mas não passam mais do que 5 a 10 minutos conversando com seus pais. Com esses dados poderíamos perguntar: quem está exercendo maior influencia na vida de nossos filhos?
Devemos criar uma rotina de conversa entre membros da família pois é tão importante quanto o alimento que providenciamos dia a dia para nossos filhos. Essa rotina é a que dá a base do desenvolvimento espiritual e equilíbrio social para a formação do caráter.
Não é raro delegarmos aos professores a responsabilidade de educarem nossos filhos. Algumas vezes, vamos até a escola questionar a maneira como estão educando nossos filhos, quando não estamos sendo os verdadeiros professores que nossos filhos precisam ter, os que verdadeiramente transmitem os valores que ficarão para a eternidade.
A palavra educação significa mais que um curso de estudos em um colégio. A educação começa com o bebê, nos braços da mãe. Enquanto os pais estão moldando o caráter dos filhos, estes estão sendo educados.
A obra educacional e de preparo para a vida, quando iniciada na infância, alcançará maior amplitude e melhores resultados quando a criança for adulta.
Precisamos tornar a educação de nossos filhos uma preocupação, pois sua salvação depende em grande parte da educação que lhes é dada na infância. Nossos filhos são prioridades do Senhor. É por isso que a primeira escola, que formará a mente e o coração de nossos filhos, se encontra dentro do nosso lar.

Que Deus nos abençoe a transformar nosso lar na primeira escola aos nossos filhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário