domingo, abril 18, 2010

A importância do Exame Papanicolau.

A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas.Nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista.
Hoje amigas vou abordar aqui A importância do exame PAPANICOLAU.


Pesquisa divulgada pelo Instituto nacional do Câncer, Inca revela um fato muito grave: 20% das mulheres brasileiras não fazem o exame preventivo. O teste, que tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero, deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Caso o resultado seja negativo por três anos seguidos, o intervalo pode aumentar de acordo com a orientação médica.
Também chamado de preventivo, o Papanicolau é um procedimento simples e barato.. Primeiramente, o ginecologista faz um exame externo da vulva. Em seguida, introduz o espéculo, também conhecido como bico de pato, pelo canal vaginal para permitir a visualização do colo do útero. O tamanho do instrumento varia de acordo com a idade e o número de filhos da paciente. Mulheres virgens também podem submeter-se ao exame. Ele coleta material da vagina e do colo uterino e envia para ser examinado em laboratório por um patologista.
O Papanicolau é um teste de triagem, logo, não define diagnósticos definitivos. Mas ele determina se há alterações nas células cervicais que, se não tratadas, podem evoluir para um câncer. Nesse caso, outros exames são necessários para a confirmação. Além disso, o exame genital periódico também pode detectar infecções viróticas como, por exemplo, verrugas genitais e herpes. Além disso, alterações hormonais, principalmente de progesterona e estrogênio, também podem ser observadas com o exame.

As mulheres devem se conscientizar da importância do exame preventivo regular e o poder público disponibilizar a estrutura necessária para que todas tenham acesso a ele. Associando isso à vacinação contra o HPV em larga escala, será possível reduzir as taxas de incidência de câncer do colo de útero no país, que em 2010 devem ultrapassar assustadores 18 mil novos casos.

Um comentário:

  1. por favor me responda uma coisa que tamanho e o intrumento pque faz o exame papanicolau

    ResponderExcluir