quarta-feira, abril 03, 2013

Deu no Blog do Max Weber


A importância do incentivo a leitura desde criança

O acervo que tenho em casa à disposição da minha filha Amanda de 6 anos de idade, ainda não é o sufuciente para torná-la mais apaixonada pela leitura. Com essa idade, ela já leu 26 livros, está concluindo a leitura da Bíblia infantil,estuda na Escola Modelo no 1º ano do fundamental e esse hábito tem sido extremamente importante para sua formação intelectual, cultural, social e principalmente para o seu comportamento no tocante a sua personalidade, na defesa dos saudáveis valores tão ausentes e que são relevantes para atitudes de cidadania. Alia-se a esse hábito, a fortaleza e o alicerce que é a família para torná-la uma cidadã de bem e que respeite os príncipios cristãos, éticos e morais; como a solidariedade, a honestidade, a dignidade e o amor ao próximo. A cada dia eu e minha esposa nos orgulhamos da nossa Amanda, apensar da tenra idade ,sua personalidade já está efevercente e de forma bem acelerada, desenvolvendo seu senso crítico, fazendo suas escolhas e pelo gigantesco coração, observado por nós em certas ocasiões. Todos os dias agradeço a Deus por ter recebido o maior presente de minha vida e eu tenho certeza que vai me proporcionar momentos de muita alegria. Ela é abençoada e iluminada e pessoas assim criadas com amor e preparadas para servir ao próximo, sem dúvida serão os transformadores desse mundo tão injusto e cruel numa sociedade hipócrita, individualista e desigual. As crianças de hoje acompanhadas de perto pelos pais, inseridas em boas escolas e bem orientadas sobre as armadilhas que a vida e a sociedade pregam, estarão fortalecidas psicologicamente, espiritualmente e intelectualmente para qualquer dificuldade. Conversar com Amanda é um deleite, fala corretamente e tem um rico vocabulário.Em todas as suas atividades se destaca, é desinibida, amiga, alegre, e não tem medo de desafios, não porque seja minha filha, entretanto ela é diferenciada, assim como tantas outras crianças que são educadas e orientadas com retidão pela família. Então, aos pais, se dediquem mais aos seus filhos, eles são os maiores investimentos que fazemos em nossas vidas e consequentemente serão responsáveis por nossa felicidade. Vejam outros bons exemplos a serem seguidos de crianças viciadas em leitura. O caso abaixo, a criança foi impulsionada por um projeto. Se continuar no mesmo ritmo, quando Amanda tiver no 3º ano, ela já tem lido em média 300 livros.

Crianças leem mais de 100 livros por ano incentivadas por projeto em AL


Abre, folheia, fecha e observa bem as capas. O estudante Caio Calheiros, de oito anos, manuseia livros paradidáticos com uma intimidade típica de quem já leu centenas deles. E apesar da pouca idade, leu mesmo. “Já li 214 livros. No momento, estou lendo o Hotel Transilvânia, que fala sobre um hotel com um monte de monstros engraçados e sobre um drácula que quer esconder um humano pra ele não ser descoberto”, explica o ávido leitor.
Caio manuseia livros paradidáticos com a intimidade típica de quem já leu centenas deles. (Foto: Jonathan Lins/G1)
O interesse de Caio pela leitura começou em casa, através do incentivo da família. Mas, segundo a mãe dele, a médica oftalmologista Cristiane Calheiros, 39, a quantidade de livros lidos pelo filho se deve, principalmente, a um projeto de leitura da escola onde ele cursa o 3º ano do Ensino Fundamental.
“Sempre tive interesse pela leitura, mas na idade dele eu não tive esse estímulo, então sempre procurei incentivar meus filhos a ler. O projeto foi fundamental para ele tomar esse gosto pelos livros”, afirma.

Educação no país
A leitura é essêncial para a educação.
O brasileiro lê cerca de quatro livros paradidáticos por ano, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2012 pelo Instituto Pró-livro.
“Quem gosta de ler e escrever é mais forte para enfrentar o mundo e tomar grandes decisões para mudar o sistema. A leitura dá autonomia. Crianças que gostam da leitura encontram nos livros os melhores amigos para passar o tempo e mergulhar em um mundo de criatividade e imaginação”

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