sábado, março 23, 2013

A importância do Teatro na idade Pré-Escolar

                     Foto:
Não é atoa que o teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas do homem: suas origens remontam há mais de 4500 anos, quando ainda estava ligado a práticas rituais e religiosas, como as peças sagradas no Egito Antigo sobre o mito dos deuses Osíris e Isis. Está na nossa essência representar. E começamos desde cedo.

Os pequenos passam a infância toda representando: "No jogo do faz de conta, a criança passa por várias etapas do teatro: é o personagem que ela quer, no cenário que ela escolhe, com o figurino que improvisa ou imagina. Quando faz a história acontecer, ela também está dirigindo a cena", exemplifica Betina.

Tão notórios são seus benefícios para a formação de crianças e jovens, que o teatro foi reconhecido como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que orientam o trabalho dos professores do Ensino Básico. Inclusive, já se discute a inclusão da disciplina na grade curricular obrigatória das escolas brasileiras.
 
Lamento muito aqui na nossa cidade em nehuma escola ofereça o curso de teatro como uma atividade extracurricular, pois  crianças que participam de peças teatrais tem uma coisa especial, uma percepção melhor do mundo", pois já foi constatado cientificamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário