domingo, novembro 18, 2012

O ovo e seus benefícios

O ovo é um alimento nutricionalmente rico, tendo por isso benefícios para a saúde. As suas proteínas são de elevado valor biológico, e o seu teor de gorduras não é muito elevado.

                    
 O ovo, durante décadas, foi considerado um vilão para a saúde do coração devido à quantidade de colesterol existente na gema. No entanto, estudos recentes têm reverenciado suas qualidades nutricionais e incentivado seu consumo pela população.
     Além de ser um alimento barato e versátil (existem várias maneiras de consumi-lo), o ovo também é um importante fornecedor de nutrientes, fundamentais para a saúde dos indivíduos.
     Rico em nutrientes antioxidantes como as vitaminas A, D, E, ferro, zinco e selênio, ele ainda carrega em sua composição gorduras saudáveis para o bom funcionamento do coração e das funções neurológicas, além de proteínas de alto valor biológico. Estas proteínas auxiliam no desenvolvimento de crianças e adolescentes, favorecem o ganho de massa muscular em atletas e praticantes de atividade física e ainda reduzem a perda de músculo, comum em idosos.
     Também pode ser considerado uma das principais fontes de colina, substância importante para a formação do sistema nervoso central de bebês e vital para a manutenção da boa memória. Isso sem falar na quantidade de carotenóides – luteína e zeaxantina – que são fundamentais para a prevenção da degeneração macular, doença responsável por grande parte dos casos de cegueira em pessoas de terceira idade.
     Mas e o colesterol? O ovo não aumenta as concentrações desta gordura no sangue?
     Estudos recentes de centros de pesquisa de referência vêm demonstrando que o consumo regular de ovos, dentro de uma alimentação equilibrada, não aumenta o colesterol. Ao contrário, se combinado com hábitos saudáveis, o ovo colabora para a saúde do coração.
     É claro que exageros devem ser evitados. Um consumo de 4 a 5 ovos por semana, preparados sem adição de óleo, pode ser uma quantidade ideal para usufruir de seus benefícios.

     A seguir, algumas dicas de como manter e utilizar os ovos:
 Compre sempre ovos com casca intacta (sem rachaduras) e limpos;
 Lave-os somente antes de consumi-lo;
 Guarde-os em geladeira, em recipiente tampado. Não leve a própria embalagem à geladeira!
 Não deixe os ovos, ou alimentos que os contenham, fora de refrigeração por mais de duas horas; 
  Evite preparações com óleo; prefira os ovos cozidos, mexidos, omelete ou pochê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário