sexta-feira, abril 08, 2011

Casais que mantém amizade com outros casais são mais felizes

Se você é daquelas pessoas que quando namora cria uma espécie de bolha em torno do seu namorado, e costuma isolar-se das outras pessoas, é bom repensar esse comportamento. Ou são grandes as chances de o relacionamento naufragar.
É que de acordo com um estudo da Universidade Wayne State, nos Estados Unidos, casais que mantêm amizade com outros casais têm relações mais românticas, satisfatórias e felizes.


Segundo Richard B. Slatcher, especialista em psicologia social, passar um tempo de qualidade com outros casais pode ser uma maneira importante de melhorar os relacionamentos a longo prazo.
O estudo, batizado de Quando Harry e Sally conheceram Dick and Jane: criando proximidade entre casais, avaliou 60 casais. O objetivo era entender melhor como são formadas as amizades entre os casais e aprender como elas afetam a relação amorosa de cada par.
Em um ambiente controlado, cada casal foi organizado em pares. Um grupo recebeu questões com assuntos profundos, que deveriam ser debatidos entre os participantes. O outro grupo recebeu temas com questões banais.
Dos casais do primeiro grupo, um terço manteve a amizade além do experimento, ao contrário dos do segundo grupo, que afirmaram não ter feito nenhum tipo de contato posterior com os outros participantes.
Aqueles que mantiveram a amizade relataram benefícios no seu relacionamento amoroso, como o conhecimento mais profundo de seu parceiro e um sentimento de novidade.  
De acordo com Slatcher, "eles sentiram que essa amizade acendeu uma faísca em suas próprias relações, e os tornou muito mais próximos de seus pares românticos. Se a sua relação sofre um momento de marasmo, nosso estudo sugere que passar momentos agradáveis com outros casais pode fazer seu namoro ou casamento mais satisfatório”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário