terça-feira, março 15, 2011

Poodle

 
O poodle é um dos mais famosos cães franceses. É um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade.

Trata-se na realidade, de um cão anatomicamente bem constituido e muito gracioso, que se dinstingue também, pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo.

O poodle é famoso pela fidelidade, aptidão para o adestramento, obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável. Seus olhos, têm coloração marrom, âmbar escuro, ou preta, dependendo da pelagem.
Hoje em dia, Poodles são geralmente mantidos como cães de estimação. Entretanto, é uma raça versátil capaz de caçar, rastrear, proteger ou entreter. Nas alfândegas francesas, por exemplo, os Poodles são usados para encontrar substâncias ilegais. Por causa de seu tamanho modesto, sendo mais adeqüados para vistoriar compartimentos de carros e trens, do que raças maiores como o Pastor Alemão.
Sua inteligência e corpo atlético fizeram do Poodle uma raça popular em performances circenses Podem competir bem em esportes caninos, como o agility, apesar de que sua natureza independente ou brincalhona pode algumas vezes distraí-los do foco e direção necessária para esses esportes
 
TEMPERAMENTO
São inteligentes, brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com seu dono e para com as pessoas com quem estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoados.
Por serem tão inteligentes podem se entediar facilmente, e são bastante criativos em achar travessuras.
São cães extremamente orientados às pessoas e, conseqüentemente, zelosos a elas. São excelentes cães de guarda, e diferentemente de algumas raças de trabalho, normalmente não ficam apegados a uma pessoa só da família. Os Poodles de tamanho gigante e médio tendem a ser docéis com crianças.
Não requerem muito exercício como outros cães de caça, mas são ágeis, e mesmo assim apreciam grandes quantidades de exercícios.
São cães que demonstram grande afetividade em relação aos donos.

CUIDADOS COM SEU CÃOZINHO
Para cuidar de seu bichinho e te-lo sempre saudável você irá precisar tomar alguns cuidados essenciais, vai exigir uma disponibilidade de tempo da sua parte diariamente.
*Um cuidado grande que precisa é com o pêlo já que é encaracolado e embaraça facilmente criando nós que se tornam impossíveis de tirar levando o dono a tosar o animal.E existe um problema que muitos donos não gostam de tosar seu animais as vezes por questão de estética ou as vezes por estarem em regiões mais frias.
Mas para que isso não aconteça o dono tem que se comprometer a escovar os pêlos diariamente do animal evitando assim que embarace.
*Você precisa levar seu animal periodicamente ao veterinário, estar em dias com as vacinas, a vermifugação deve ser feita também periodicamente.O controle e combate a pulgas e carrapatos deve ser feito no máximo com 3 meses de intervalo, ainda mais nessa raça que tende a ter os pêlos longos.
Na sua casa o ideal é que eles sejam tratados como cachorros por mais que os amemos muito então é interessante você comprar uma caminha pra ele pra que ele saiba que é ali o cantinho dele nem que a caminha precise ficar em seu quarto. Mantenha essa caminha sempre arrumada.
*Quanto à alimentação a mesma coisa eles são cachorros e devem comer apenas rações nada de comidas caseiras pois fazem muito mau principalmente doces.O mercado pet esta muito grande e hoje em dia você pode encontrar qualquer produto que tenha sido desenvolvido para animais então procure agir corretamente para preservar ao máximo a saúde de seu animal.
alimentação deles é composta basicamente por ração então capriche nessa ração, que vai sustentá-los por mais tempo e vai fazer com que o pêlo fique mais bonito e que eles fiquem mais dispostos. Existem rações especiais para cães de porte pequenos e médios.Forneça a alimentação duas vezes por dia, tenha horários fixos e se ele não quiser comer não deixe lá, tire voltando a dar na próxima hora de direito.
A água deve ser fornecida a vontade e deve estar sempre fresca e limpa principalmente.
*A higienização do animal deve ser feita através do banho que pode ser dado uma vez na semana ou no máximo 1 vez a cada 15 dias.Você mesmo pode dar ou pode levá-lo ao pet shop se optar pela 2º hipótese tenha confiança no local onde leva e tenha certeza que o animal não volta estressado demais ou com machucados.Escovar os dentes, limpar o ouvido, cortar as unhas também devem fazer parte dessa higienização do animal.Mas as unhas deixe alguém que entenda cortar já que a unha de alguns cachorros são preta e você pode cortar algum vasinho.

Leia mais: Cuidados com Poodle

Nenhum comentário:

Postar um comentário