sábado, outubro 16, 2010

A cada 100 mil mulheres cearenses, mais de 37 desenvolvem câncer de mama

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) fez um rastreamento mamográfico para mulheres na faixa etária de 50 e 69 anos. Foi constatado que no Ceará, para cada 100 mil mulheres, 37,29 desenvolvem câncer de mama.
No País, a doença é a que mais mata mulheres. De acordo com o Inca isso acontece porque o câncer é confirmado quando já está em estágio avançado. O estado com maior incidência de câncer de mama é o Rio de Janeiro, com 88,3 casos para cada 100 mil mulheres.

O Inca divulgou novas recomendações para reduzir a mortalidade de câncer no Brasil. Veja:
 1. Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.
2. Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procure avaliação médica.
3. Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
4.  Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.
5.  Todo serviço de mamografia participe de programa de qualidade em mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.
6.  As mulheres saibam que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.
7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário