Educar os filhos não é uma tarefa muito fácil e a mesma nunca será. Por mais que seu filho possa ser estudioso, religioso, trabalhador, enfim um exemplo para todas as demais crianças, ele ainda possuirá “defeitos”, os quais você não te agradará. Talvez a bagunça do quarto, a rebeldia, mentirinhas bobas, enfim, algo haverá que não lhe agradará.
Porém, são coisinhas simples que conforme a criança cresce aprende a dar um basta, mas isso se já houve uma boa criação dos pais a princípio de tudo. Coloque em mente que o mais importante na vida de seu filho é fazer com que ele tenha dignidade, e para que isso aconteça é preciso ensinar a importância da solidariedade, o amor para com o próximo, o valor de ser sincero e honesto, enfim, coisas óbvias, mas que muitos esquecem.
É isso mesmo caro leitor, tudo começa falando e explicando com calma o que seu filho deve fazer. Corrigindo pacientemente, e também dando correções caso achar necessário. Assim o respeito surgirá dele para com você, se assim ele também ver em você tal cumplicidade. Conquistando a confiança dele, você já deve começar a falar abertamente sobre drogas, sobre a importância de não conversar com estranhos, de preservar o corpo, não se prostituindo, não tomando bebidas alcoólicas, enfim, aquilo que é necessário ensinar a uma criança.
Mas, é importante lembrar que você é o exemplo para seu filho, pois ele observa se você fuma, se você bebe, se fala palavrões, se briga, assim como ele vê se você lê livros, analisa jornais e revistas, se você busca todos os dias a presença de Deus, se cuida de sua higiene, entre todos os demais fatores. Não estou lhe dizendo que você é o espelho de seu filho, mas praticando o que é certo, ele jamais terá argumentos contra você. Por este motivo desde já seja um belo exemplo para seu filho, se for necessário nasça novamente, mas não estrague a vida de um ser humano que vai aprender a viver com você. Lembre-se que seu filho é sua responsabilidade total, então nunca desista de educá-lo, afinal de contas você é o responsável por ele, que deve orientá-lo e amá-lo todos os dias de sua vida.
Os pais precisam adquirir respeito dos filhos por amor, por obrigação, mas nunca por medo, pois assim os sentimentos de seus filhos por você passarão a ser ódio, raiva, e tudo aquilo que sem dúvidas você não deseja que seu filho sinta por você.
Mas talvez você pense: “E quando ele me ofender, levantar a mão para mim, me xingar, ou ficar mesquinho sobre algum assunto, o que devo fazer?” É simples, você deve conversar, explicar com calma, porém com autoridade que ele não deve fazer tal atitude. Mas nunca bata nele, pois isso fará com que ele se distancie de você, esconda coisas e converse apenas o necessário, algo que ocorre em muitas famílias, principalmente com as mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário