quarta-feira, junho 16, 2010

Minha filha rói unhas

O costume de roer as unhas aparece por volta dos cinco anos e é freqüente nas crianças e adolescentes. Pode, normalmente, chegar até a idade adulta e torna-se um hábito. Cientificamente, roer unhas é conhecido como onicofagia. Trata-se de um gesto ou cacoete que está constantemente ligado a um estado de tensão emocional que quase sempre tem raízes na infância, em problemas relacionados com a agressividade. É ainda um sintoma de alguma perturbação, seja na saúde física, ou seja na saúde mental.

As crianças, os adolescentes, ou mesmo, os adultos, quando se vêem em uma situação angustiante, começam a roer unhas. Isto tanto é verdade que várias pessoas que não possuem o hábito roem as unhas diante de certas situações. Um programa de televisão, por exemplo, pode fazer com que as pessoas venham a sofrer emocionalmente e a roer unhas.

Os pais acham que se usarem certos métodos a criança deixará de roer as unhas. Então aplicam pimenta nos dedos, tapa na boca, na mão e castigos variados que de nada adiantam para corrigir o problema. Tais medidas servem apenas para piorar a situação, deixando a criança mais nervosa, pois a criança que rói unhas pode ter um sério distúrbio nervoso, uma inadaptação social ou, até mesmo, uma neurose. E, se for constantemente repreendida, seu estado emocional aumentará e o hábito se tornará ainda mais intenso.

Há necessidade, portanto, de não se castigar a criança. Antes de os pais aplicarem castigos, devem fazer um balanço do comportamento da criança, de seu relacionamento com os próprios pais, enfim, com o ambiente familiar. Um dos primeiros cuidados a serem tomados é verificar se a criança não está sofrendo algum tipo de pressão por parte de algum indivíduo que a está influenciando de maneira negativa: se a criança não está esperando maior grau de atenção por parte dos pais; se está sentindo falta de calor humano; se é uma criança problema e precisa de cuidados especiais, mas não está recebendo. Caso quaisquer desses fatores estejam acontecendo, a criança vai reagir roendo as unhas, pois sabe que este seu gesto desagrada às pessoas. Esta agressão, normalmente, é dirigida à mãe, pois muitas vezes está envolvida nas suas várias ocupações, preocupada em trabalhar para ajudar na renda familiar, esquecendo-se de dar a devida atenção e o tratamento que o(a) filho(a) espera.
Cuidado com o ambiente familiar

Uma criança não deve também viver ou ser exposta a um clima de grande excitação emocional. Não deve assistir a filmes ou espetáculos violentos e sensuais na televisão, no cinema e no teatro. Muitas vezes, as dificuldades do cotidiano passam despercebidas, mas servem para provocar uma tensão emocional, que levará a criança a roer unhas. Por isso, é importante que os pais procurem formar um ambiente familiar na qual a criança encontre segurança, compreensão e afeto, para ter condições de enfrentar e superar seus problemas.
Não se deve ainda exigir demais de uma criança, o que é comum da parte dos pais, principalmente com as coisas relacionadas à escola, pois a criança é obrigada, cada vez mais, a adquirir maturidade acima de sua capacidade. Então, começa a viver um verdadeiro drama emocional e passa a roer as unhas como que fugindo dessa situação em que se encontra.

Soluções

Apesar de tudo, de modo geral, o problema de roer as unhas não é dos mais graves, embora existam pessoas que roam as unhas até os dedos sangrarem ou que chegam a roer as unhas dos pés, o que é grave, mas muito raro. Quando os casos chegam a tal extremo é porque a tensão emocional é muito grande, sendo, então, necessário tratamento clínico, dadas as ulcerações provocadas.

Manter as unhas das crianças sempre cortadas pode evitar que a criança adquira o hábito de roê-las. Com as meninas tem dado bons resultados oferecer um estojo para o cuidado das unhas, com o emprego, inclusive do esmalte incolor ou de cor muito suave.

Mas a solução definitiva para acabar com esse hábito da criança é descobrir e eliminar as causas que estão gerando a ansiedade, o que nem sempre é fácil. Se a criança tiver o apoio e a atenção dos pais depois de descoberto o fator que a levou a roer as unhas e também a introdução de um novo ato que viria a combater o antigo, o problema, assim, poderia ser resolvido. Este novo ato pode ser um novo esporte, um novo livro, um novo brinquedo, enfim, qualquer atividade que ocupe o lugar desagradável de roer as unhas.

Um comentário:

  1. Poxa eu tenho esse vício de roer unhas desde quando era bem pequena . minha mãe nunca corrigiu e hoje em dia não fico mais sem roer unhas . mais sei lá as vezes fico com vergonha e então deixo elas crescerem, é raro . mais queria me libertar disso pois além de ser feio, é tbm falta de igiêne, como que eu faço?

    ResponderExcluir