quarta-feira, janeiro 18, 2012

Vamos emagrecer com saúde

  
Os rígidos padrões de beleza estabelecidos no mundo contemporâneo junto com a pressão da mídia e da sociedade para que tenhamos um corpo esbelto e magro, faz com que cada dia mais pessoas procurem dietas milagrosas e rápidas para perder peso.
A maioria dessas pessoas não quer abrir mão dos prazeres da mesa e das guloseimas, e depois de fazerem uma dieta restritiva e alcançar o objetivo almejado, voltam a se alimentar normalmente e logo o corpo recupera a forma anterior e o peso perdido, e muito comumente até alguns quilos a mais, no conhecido efeito sanfona.
Existem, com certeza, muitas receitas de dietas que promovem o emagrecimento, assim como existem muitas substâncias que auxiliam a perda de peso, contudo é preciso estar atento as questões da saúde do nosso organismo, pois muitas destas dietas restritivas prejudicam e alteram o nosso metabolismo. O corpo humano pode ser comparado com uma máquina, ela recebe os alimentos, processa todos eles, e os transforma em seu combustível, o que não é aproveitado é expelido naturalmente, o restante é responsável pela energia e pelos nutrientes que dão vida, que alimentam e que compõem as células e o sangue. A falta de qualquer nutriente, por mais insignificante que possa parecer aos nossos olhos leigos, faz falta e altera o metabolismo, prejudicando nossa saúde a curto, médio e longo prazo.
Desta forma, podemos afirmar categoricamente, que a melhor dieta é aquela que promove o emagrecimento sem afetar a nossa saúde, e isso só é possível quando não restringimos nenhum grupo de nutrientes de nossa alimentação. Veja bem que não estamos falando em alimentos, e sim em nutrientes, assim podemos deixar de comer carne, por exemplo, mas não podemos deixar de ingerir as proteínas, principal componente da carne e que é encontrada em outros alimentos como a soja, ovo, etc.
A receita para emagrecer com saúde é simples, ela está baseada na seguinte fórmula: gastar mais calorias do que ingerimos diariamente, assim estaremos gastando as calorias armazenadas em nosso organismo em forma de gorduras localizadas. É simples assim, sem receitas mirabolantes, apenas bom senso. Para que isso aconteça precisamos cortar de nosso cardápio os alimentos super calóricos como frituras, refrigerantes, pães, bolos, doces de forma geral e outros, substituindo pelo consumo maior de verduras, frutas, alimentos integrais, o que vai diminuir a ingestão diária de calorias e não de nutrientes, ao mesmo tempo devemos iniciar uma atividade física diária, que provocará a queima das calorias, assim o gasto maior de caloria do que o ingerido vai provocar o emagrecimento.
Ao consumir verduras e vegetais de todas as espécies, além de proteínas e carboidratos (em pequena quantidade), estaremos nutrindo o nosso organismo com as vitaminas e demais nutrientes necessários, mantendo a nossa saúde e emagrecendo. Além disso, vale ressaltar que uma alimentação saudável e equilibrada reflete diretamente na beleza não só do nosso corpo, mas também na beleza de nossa pele, cabelo e unhas, melhorando a nossa aparência de modo geral.

Fonte: emagrecer com saúde