sábado, fevereiro 16, 2013

A importância da Natação na Educação Infantil






Praticar a modalidade desde a infância é de certo modo um indicador de saúde, já que a fortalece o crescimento da criança e melhora o condicionamento físico. Quem pratica natação pelo menos duas vezes por semana também exercita os pulmões e diminui as chances de problemas respiratórios.



A natação é um esporte o qual encanta a muitas pessoas, primeiro porque trabalha uma musculatura de uma forma geral, depois por também é uma forma de proteção, afinal é importante saber nadar, pois pode ser útil em algum momento da vida, e além de que é feita em um local que todo mundo, quem gosta de está em uma piscina.
É interessante que as crianças desde cedo sejam incentivadas a participar de alguma atividade física, pois existem inúmeras vantagens quando começa algum esporte mais cedo. Então visando uma qualidade de vida melhor, a natação para crianças é uma excelente atividade física, pois traz consigo diversos benefícios, os quais serão discutidos no decorrer do texto.
Para iniciarmos o primeiro e importante beneficios da natação infantil é que fazer natação trabalha com o sistema cardiovascular e respiratório, ou seja, dois grandes sistemas que são essenciais para a manutenção da vida, de modo a aumentar a capacidade nos mesmos, no tônus e força muscular, na agilidade, velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança. A natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. É praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido.
Muitos pais ou responsáveis pelas crianças ficam preocupados por achar que pode vir acontecer alguma coisa, já que vai está inserido em uma piscina, por isso é interessante a presença de um acompanhante nas aulas, alguém que a criança confie, pois essa relação de confiança é de fundamental importância para o desenvolvimento afetivo do bebê. Além disso, as crianças aprendem com mais segurança, sem medo do desconhecido.
A importância da natação para criança a formação de sua personalidade e inteligência é algo que não se pode negar. Com os colegas na piscina, aprendem que cada um tem sua vez e todos são importantes. Já foi comprovado que crianças que iniciam as aulas de natação antes das aulas escolares têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.
Não está errado quando falamos que a natação é um esporte completo, pois como já discorremos, ele atua desde o sistema cardiorrespiratório até o sistema muscular, além de ajudar na prevenção de doenças como bronquite, asmas e também problemas ortopédicos.
Então fica aí algumas informações que podem ser usadas para ajudar no desenvolvimento das crianças, e muitas delas adoram está em contato com a água o que vai ser mais fácil a adaptação ao esporte, mas lembre-se nunca matricule e force uma criança a fazer uma atividade a qual é não gosta, pois poderá ter reflexos no futuro, esta criança pode virar um sedentário.

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

A melhor educação é: Bom exemplo

 
Educação de filhos é algo complexo, que os pais vão aprendendo conforme vão passando das fraldas para o andador, velocípede, skate... Como dizem por aí: “filho não vem com manual”. Mas sempre é possível adotar algumas ideias-guia, que vão lhe ajudar ao longo do caminho.

Uma coisa super importante ao lidar com os filhos, não importa a idade, é ter coerência. Criança, ao contrário do que muitos acreditam, é muito sensível, esperta e percebe as incoerências dos adultos. Não adianta falar para a criança que não se deve, por exemplo, jogar papel no chão, ou falar palavrão, se ela vê o pai ou a mãe fazendo justamente o contrário. O comportamento dos pais com coerência, as atitudes no dia-a-dia vão ser mais educativas para a criança do que as meras palavras. Criança imita o que vê. Imagens são mais fortes do que palavras. Se você quer educar bem seu filho, seja coerente em suas palavras e seu comportamento. Se você promete algo, cumpra-o. Se você diz para o seu filho “isso não é bom”, ou “eu acredito naquilo”, aja do mesmo jeito. Há um pequeno filme que ilustra bem o que estou falando:
http://www.youtube.com/watch?v=ShIXDzJJaWw

Se você tem filhos ainda pequenos e quer ter um bom relacionamento com eles quando já estiverem na adolescência ou juventude, procure, agora, estabelecer uma relação de confiança, de respeito, de coerência, de atenção. Se você quer que eles o ouçam quando adolescentes, é preciso que você construa a base na tenra infância.   
É sempre possível, também, aprender com seu próprio filho. Em determinadas situações, o caminho melhor a seguir é ter humildade suficiente e ouvir a criança, ou o adolescente. Seu filho pode mostrar para você aquilo que ele está precisando no momento. Dialogue, escute, troque ideias. É assim que se constrói uma relação saudável.

Elogios ou Críticas: O Que Ensina?

                                          
A maneira da maioria dos pais educarem seus filhos é utilizando a forma que aprenderam com seus pais e avós: utilizando críticas negativas, comentários humilhantes e, até, ofensivos. Mas a neurociência, em suas pesquisas mais recentes, vem demonstrando que é justamente o contrário que funciona na hora de educar e ensinar as crianças. Na faixa dos 8-9 anos, a criança aprende com elogios, não conseguindo tirar proveito de críticas negativas. Isto porque até os 10 anos de idade a criança não tem plenamente desenvolvido o lobo frontal do cérebro. Em função disso, a criança se expõe a situações de risco, porque é o lobo frontal que gerencia a capacidade de avaliar as consequências das ações. É somente a partir dos 11 anos que a criança se torna capaz de aprender com seus próprios erros, tornando-se mais sensível a críticas negativas, no sentido de poder aproveitá-las na incorporação do conhecimento. Em termos emocionais, o elogio sempre funciona muito melhor se você quer que a pessoa aprenda e incorpore um novo conhecimento ou padrão de comportamento. Se os pais querem que a criança se comporte de determinada maneira, o caminho melhor é ganhá-la pelo elogio e reforço positivo. Dureza no lidar, rispidez no falar e falta de afeto não ajudam na hora de educar filhos e moldar comportamentos. Aliás, já diz o antigo provérbio popular que a gente “atrai mosca com mel”.  

Fonte:www.saudepsicologica.com