sexta-feira, agosto 12, 2011

Elegância de comportamento

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.

É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres ou dizer um simples obrigado .
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas... Quando não há nenhum fotógrafo por perto.
É possível vê-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam....
Nas pessoas que escutam mais do que falam... E quando falam, passam longe da fofoca e das maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas, por exemplo.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas...
Oferecer flores é sempre elegante...
É elegante você fazer algo por alguém, e este alguém jamais o saber...
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro....
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade. É elegante o silêncio, diante de uma rejeição...
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma...
Olhar nos olhos, ao conversar é essencialmente elegante...
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os desafetos é que não irão desfrutá-la

quinta-feira, agosto 11, 2011

sábado, agosto 06, 2011

Como funciona a Central de Regulação nos municípios

Depois de vivenciar e constatar como funciona as marcações de consultas e exames complementares em nosso município, nosso estado, resolvi explicar pra pessoas que como eu não entendia a dinâmica do trabalho da central de regulação.




CENTRAL DE REGULAÇÃO
ESTADUAL DO SUS

O MÓDULO AMBULATORIAL DE AGENDAMENTO está implantado nas Secretarias Municipais de todo o Ceará. O paciente após atendimento médico procura a unidade de marcação de seu município com a GUIA DE SOLICITAÇÃO DE PROCEDIMENTO AMBULATORIAL ESPECIALIZADO.
A solicitação é inserida no Sistema UNISUS e o atendimento é marcado escolhendo uma cota específica (ou seja, um horário de atendimento) dentre os horários e profissionais disponíveis, gerando um BOLETO DE MARCAÇÃO. Este Boleto é entregue ao paciente contendo o estabelecimento, profissional e horário do atendimento, aprazado com o mínimo de 3 e máximo de 25 dias de antecedência.
  • Quando não existem cotas disponíveis, no municípío, para o procedimento a solicitação é encaminhado para a FILA DE ESPERA AMBULATORIAL, que é visualizada pela Micro e Macrorregião correspondente, no nosso caso, Crateús e Sobral  
  • A Central Microrregional avalia a solicitação e realiza o agendamento para Unidade de Referência da própria Micro, com ou sem PPI, (Programação Pactuada e Integrada)ou encaminha para a Central Macrorregional.
  • Na Centrais Macroregionais, os médicos reguladores é responsável por regular a solicitação que está na fila para que ela possa ser agendada pelos vídeofonistas, observando a disponibilidade de horários de atendimento e concordância com a PPI (Programação Pactuada e Integrada). As solicitações sem PPI são avaliadas pela Coordenadora e havendo disponibilidade de oferta realiza o agendamento.
  • A UNIDADE DE REFERÊNCIA visualiza o agendamento através do MÓDULO WEB EXECUTOR, com o mínimo de 3 dias de antecedência. E após o atendimento do paciente a UNIDADE DE REFERÊNCIA informa a realização do atendimento através da internet, neste mesmo módulo.
  • E em seguida entramos em contato com a ESF para que o paciente seja orientado sobre o dia e hora de seu atendimento.
Espero de certa forma ter contribuido para o entendimento e compreensão de nossos usuários, que esperam ser atendidos de pronto atendimento ignorando as nossas limitações diante o sistema.

Saúde da Mulher

A rotina da mulher moderna é cheia de pressões, muito trabalho, e stress causando vários problemas de saúde que podem dificultar muito o seu cotidiano e da sua família. Problemas como hipertensão, obesidade e sedentarismo podem causar grandes transtornos para a mulher, sendo estes vilões para se entrar na lista de outras doenças como câncer de mama, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Aliados ainda a uma alimentação ruim, onde todos da família às vezes têm recorrer a fast foods, o risco para a saúde feminina aumenta muito, sendo que o uso de remédio como anticoncepcionais e emagrecedores fazem com que as chances de terem problemas de saúde sejam cada vez maiores para o sexo dito frágil.

Outro fator importante é quando a mulher não faz os exames de rotina, deixando de ir ao ginecologista regularmente e para realizar os exames convencionais, pois a partir destes exames de rotina são diagnosticados vários tipos de doenças. A depressão também é um fator que afeta muito as mulheres e ela maltrata também o coração feminino e influencia negativamente partes do corpo como coração, por exemplo.
As mulheres estão mais sujeitas a terem problemas de saúde, visto que são mais emocionais e possuem uma carga de trabalho e responsabilidade bem maior que a do homem, sendo assim é necessário que ela fique atenta aos mínimos sinais de algum problema de saúde, pois até mesmo uma dor de cabeça comum pode ser indicio de alguma doença mais grave e a correria do dia a dia, às vezes, faz com que a mulher seja displicente com sua própria saúde.
Se faz necessário que a mulher cuide de sua saúde com o mesmo afinco que cuida de sua vida profissional, de sua família e de sua beleza, pois sem sua saúde, a mulher não poderá cuidar mais de sua profissão, de sua família, muito menos, de sua beleza.

"Ninguém (seja homem ou mulher) é bonito fisicamente, esbelto, bom de cama, e jovem pra toda vida... a velhice vem pra todos e com ela a solidão para os que pensam dessa forma!
Quem ama não enxerga os defeitos que o tempo trás... mas aprende a transformá-los em motivos para amar ainda mais!"